Foto: PRF

As primeiras horas da madrugada desta terça-feira(12) foram marcadas por uma operação de segurança viária realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Garanhuns e Paranatama, no Agreste pernambucano. Durante a operação, foram fiscalizados 17 veículos de carga e registradas 140 toneladas de excesso de peso, além de diversas infrações que comprometem a segurança do trânsito.

Dentre as infrações, destacam-se transitar com o peso acima do permitido, defeitos nos sistemas de freios, descumprimento da Lei do Descanso e trafegar com as carretas em desacordo com a autorização especial.

Em uma das abordagens, um motorista de caminhão foi flagrado com 200 comprimidos de “rebite” e cerca de 10 gramas de cocaína, além de acessórios para o uso das drogas. A equipe lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência(TCO), para encaminhamento do fato ao juizado especial criminal.

Excesso de peso

Uma das irregularidades constatadas que merece destaque é o transporte de carga com excesso de peso. Além de danificar o pavimento das rodovias, essa infração faz com que os veículos reduzam bastante a velocidade, principalmente em subidas íngremes, o que contribui para colisões relacionadas a ultrapassagens proibidas, que associada com os defeitos encontrados nos sistemas de freio, pode ser a combinação fatal em veículos nestas condições.