Foto: PRF

Um comando de saúde para alertar sobre os riscos da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), mais conhecida como “pressão alta”, foi realizada nesta quinta-feira (4), em unidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Grande Recife, Agreste e Sertão de Pernambuco e Bahia. A iniciativa contou com a participação de diversas instituições de saúde e foi direcionada a motoristas profissionais.

Devido às constantes viagens a serviço, muitos condutores têm dificuldade em agendar consultas médicas e podem ser surpreendidos com situações decorrentes da pressão alta, como mal estar, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, o objetivo do comando, além de realizar a medição da pressão arterial em motoristas de caminhão e de ônibus, é também passar orientações para evitar problemas que afetam a saúde desses profissionais.

Em Caruaru, chamou a atenção a quantidade de condutores com pressão alta que foram alcançados. Entre os 20 motoristas profissionais abordados, 14 possuíam algum tipo de alteração. A iniciativa aconteceu na Delegacia localizada na BR 104 e contou com a participação da Secretaria de Saúde Municipal e do Sest-Senat. Nas demais Delegacias e unidades operacionais, outros parceiros participaram da iniciativa, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).