Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta terça-feira (14) 16,83m³ de madeira ilegal, durante fiscalizações na BR-424, no município de Garanhuns, em Pernambuco.

Policiais realizavam uma operação de segurança viária quando se depararam com um caminhão parado no acostamento, com pessoas descarregando uma carga de estacas. Após ser abordado, o condutor entregou os documentos fiscais e ambientais, mas ao realizar uma vistoria mais minuciosa, a equipe observou que a espécie de madeira nativa listada estava divergente com a transportada no veículo.

O volume da carga transportada no veículo também estava em desacordo com os valores de tolerância estabelecidos pelo IBAMA, visto que na licença ambiental constavam 25m³, quando na verdade foram calculadas 16,83m³, caracterizando uma licença inválida.

Diante dos fatos, toda a madeira foi apreendida e o órgão ambiental foi acionado para as medidas cabíveis. O motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando necessário, podendo responder pelo crime ambiental.