Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, na manhã desta terça (23), de uma ação promovida pela Prefeitura do Recife que integrou também o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O objetivo do evento foi alertar a população sobre o perigo e todas as questões relacionadas ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A iniciativa acontece em alusão ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, cuja data de origem é 25 de maio.

Cerca de 100 crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais participaram da ação realizada no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, em Recife. Por meio de um bate-papo foi possível democratizar à informação e proteger crianças e jovens de violações dos Direitos Humanos, quebrando “tabus”, desmistificando a causa, os efeitos e, especialmente, a prevenção do desaparecimento de crianças e adolescentes.

Os representantes da PRF, incluindo o Superintendente Regional Rodrigues Silva, falaram sobre o trabalho da instituição na proteção dos direitos desse público, como as ações de combate à exploração sexual, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas. Acreditando no poder de multiplicadores de informações do público presente, a PRF destacou ainda a importância de levar adiante o que foi discutido e, principalmente, se encorajar a denúncia que pode ser feita também pelo número de emergência da PRF – o 191.

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas foi escolhido em homenagem a Ethan Patz, criança de seis anos que desapareceu em Nova Iorque, em 1979, nunca sendo encontrada novamente. A data tem como objetivo alertar a população sobre o perigo e todas as questões relacionadas ao desaparecimento de crianças e adolescentes. De acordo com o S.O.S. Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desaparecem por ano no Brasil. A data mobiliza várias instituições para solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos.