Foto: PRF

Cada segundo é muito importante para quem conduz um veículo de emergência. Para ambulâncias, por exemplo, ficar preso no trânsito pode custar uma vida. É pensando em todos os usuários das rodovias, mas especialmente nos veículos de emergência que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco orienta os motoristas quanto às rotas alternativas ao trânsito pela BR-232, no Recife, onde há obras de triplicação, manobra de veículos pesados e também onde foi registrado nos últimos dias um ponto de manifestação.

A BR-232 liga a capital pernambucana a municípios do Agreste e do Sertão. Também dá acesso à BR-408, que leva à Arena de Pernambuco e a alguns municípios da Zona da Mata. Em razão dessa capilaridade, é importante frisar rotas alternativas beneficiam não só os veículos de emergência, mas também aqueles de cargas vivas, perecíveis e insumos de primeira necessidade, como materiais hospitalares.

Um delas é para quem sair da Zona Sul do Recife. Esses motoristas podem pegar por Jaboatão, indo no sentido Muribeca, Centro, até chegar em Santo Aleixo, transitando pela Estada da Luz e pegando a BR-232 já no trecho livre de obras.

Saindo da área norte do Recife, o motorista pode seguir pela PE-005, em Camaragibe. Em seguida, precisa pegar o Ramal da Copa. O condutor deve continuar até o entroncamento com a BR-408, nas proximidades da Arena de Pernambuco. Depois, é preciso entrar à esquerda na via federal e continuar até chegar à BR-232, pegando à direita para continuar a viagem sentido interior.

Uma outra dica é seguir até o município de Moreno passando por Jaboatão dos Guararapes. Os motoristas que saem do Recife, por exemplo, podem acessar a Avenida José Rufino (bairros de Afogados e Areias, na Zona Oeste da capital) e seguir por Cavaleiro, até chegar em Jaboatão Centro. De lá é só seguir pela Av. Adelina Lacerda Beltrão até Moreno.