Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou na delegacia de Polícia Civil dois motoristas flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica. Os flagrantes aconteceram nesta segunda (09) na BR-116 em Salgueiro e na BR-423 em Garanhuns. Os dois condutores foram submetidos ao teste do etilômetro que apontou concentração de álcool compatível com a prática do crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em Salgueiro, a embriaguez ao volante foi consumada durante fiscalização de trânsito no km 25 da BR-116. Os policias deram ordem de parada a um caminhão. Seguindo o protocolo da abordagem, o motorista foi submetido ao teste do “bafômetro”, que deu como resultado uma concentração de 0.36 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. De acordo com CTB, incorre no crime de embriaguez ao volante, pessoas cuja quantidade de álcool medida pelo teste seja igual ou superior a 0,34 mg. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia.

Em Garanhuns, o flagrante aconteceu também durante fiscalização no km 92 da BR-423. A motocicleta CG 125 chamou a atenção dos policias por transitar em alta velocidade e ainda sem que o condutor usasse o capacete. Ao receber ordem de parada, o homem não obedeceu. Ao ser alcançado, os policiais perceberam o odor etílico vindo do homem. O bafômetro apontou uma concentração de álcool de 0,69 mg/l, duas vezes superior ao considerado crime. Além da embriaguez, o homem era inabilitado e estava com o licenciamento do veículo atrasado. Exaltado ele acabou recebendo voz de prisão e foi levado para a delegacia.

Resultados operacionais – Só este ano, a PRF emitiu 46 autos de infração pela alcoolemia ao volante. Desse total, 38 motoristas se recusaram a fazer o teste do “bafômetro”, mas apresentaram sinas de que a capacidade psicomotora estava alterada (equilíbrio, fala, odor etc) e acabaram multados. Em PE, mais de 3.8 mil testes foram aplicados. Vale salientar que coibir esse tipo de prática perigosa e que causa acidentes graves está no foco da Operação Rodovida, que segue até o carnaval.

De janeiro a dezembro de 2022, a PRF em Pernambuco autuou por contatação 384 motoristas que dirigiam embriagados. Outros 1.663 foram multados pela recusa de fazer o teste do bafômetro. Mais de 140 mil testes foram realizados em todo o estado e 142 pessoas foram detidas por beber e dirigir.