Foto: PRF

Um caminhoneiro entrou para a estatística de embriaguez ao volante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado, nesta quinta (30), dirigindo sob efeito de álcool pela BR-101, no município de Jaboatão dos Guararapes. Somente este ano, o órgão em Pernambuco autuou 479 motoristas que assumiram a direção após ingerir bebida alcoólica. Desses, 38 acabaram detidos pelo crime previsto no Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Neste caso, a equipe PRF flagrou o momento em que o veículo em zigue-zague quase atinge uma motocicleta. A direção perigosa levou à abordagem da carreta. Submetido ao teste do bafômetro as suspeitas de embriaguez ao volante logo se confirmaram. O aparelho detectou uma concentração de 0.75 mg/l de álcool, número duas vezes superior ao considerado crime pela legislação (0.34 mg/l). A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.

OPERAÇÃO – Coibir a embriaguez ao volante e tirar de circulação aqueles motoristas que insistem na conduta perigosa que pode causar acidentes graves e até mortes nas rodovias federais que cortam o estado é um dos objetivos da Operação Semana Santa 2023.

Em Caruaru, as ações de fiscalização já começam a ser intensificadas neste sábado (1º) com a expectativa de aumento no fluxo de veículo nas BR-232 e BR-104 em razão do espetáculo da Paixão de Cristo e festividades no município de Brejo da Madre de Deus.

A Operação Semana Santa tem início em todo o estado na próxima quinta (06) e segue até o domingo de Páscoa, dia 9 de abril. O reforço nesse período busca coibir infrações graves, não só a embriaguez ao volante, mas outras como o excesso de velocidade, as ultrapassagens em local proibido, o uso de celular ao volante, bem como conscientizar motoristas e passageiros sobre comportamentos que contribuem com um trânsito mais seguro.