Foto: PRF

Um homem de 30 anos entrou para a preocupante estatística da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de condutores que ainda escolhem arriscar a própria vida (e de outras pessoas!) assumindo a direção de veículo automotor depois de consumirem bebida alcoólica. Ele foi abordado pela PRF na BR-232 em Recife, na noite deste domingo (21), após colidir em uma moto e fugir sem prestar socorro.

Foi um motociclista quem pediu apoio à equipe PRF para abordar a Kombi. De acordo com o informante, o veículo, cuja a placa ele havia anotado, havia se envolvido em acidente com vítima e fugido pela BR-232. Na altura do km 8, a Kombi foi localizada e abordada.

Não demorou para os PRFs perceberem os sinais de que o motorista havia consumido bebida alcoólica, como hálito etílico, dificuldade para se equilibrar, olhos vermelhos e agressividade. Ele se recusou a fazer o teste do etilômetro – popularmente conhecido como bafômetro, mas acabou autuado pela alcoolemia ao volante.

A vítima, um jovem de 22 anos, dirigia uma motocicleta XRE 300 quando foi atingido. Ele sofreu lesões leves e foi socorrido para a UPA de Paulista. Já o motorista da Kombi recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia, onde deverá responder por embriaguez ao volante, lesão corporal na direção de veículo e por deixar de prestar socorro à vítima.

RESULTADOS OPERACIONAIS – Somente este ano, 767 pessoas foram autuadas nas rodovias federais que cortam Pernambuco pela perigosa combinação de álcool e direção. Desse total, 151 condutores fizeram o teste do etilômetro e a embriaguez foi constatada. Mais de 62.6 mil testes foram realizados de1º de janeiro a 21 de março de 2023.

Nessa estatística 616 motoristas se recusaram a fazer o teste, mas conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são igualmente autuados. É o que diz o Art. 165, destacando ainda que se trata de uma infração gravíssima, podendo a multa chegar a R$2.934,70 e ainda o condutor ter seu direito de dirigir suspenso por 12 meses.